As proteínas são nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção do corpo animal e são os blocos de construção, por exemplo, de órgãos e músculos.[1] As proteínas são também usadas como fonte de energia.

A proteína presente nas rações pode ser de origem animal e/ou vegetal. Normalmente encontra-se denominada como ‘proteína bruta’ ou ‘crude protein’ no rótulo ou composição.

Origem da Proteína

A carne fresca é constituída maioritariamente por água. Como aproximação, podemos usar a seguinte regra: 2/3 da carne fresca é água e 1/3 da carne fresca é proteína.

Assim sendo, conseguimos chegar ao valor aproximado da quantidade de proteína com origem animal/carne fresca em cada ração Dr. Clauder’s através da quantidade de carne fresca mencionada na embalagem. No caso da ração Best Choice Junior Salmon & Rice, o valor aproximado da quantidade de proteína com origem animal/carne fresca é 23%. A proteína bruta desta ração é de 27%.

Quantidade e Qualidade da Proteína

A Dr. Clauder’s prima pela transparência da informação. Ao seguir esta regra, é fácil verificar que a quantidade de proteína presente nas rações provém essencialmente de carne fresca. Isto porque, não é só a quantidade de proteína que é relevante. É igualmente importante avaliar a qualidade proteica presente nas rações, de forma a que esta possa ser facilmente digerida e absorvida.

As rações devem respeitar a quantidade proteica mínima imposta pela FEDIAF (European Pet Food Industry Federation).[2] As rações Dr. Clauder’s respeitam este limite mínimo. É importante ter em consideração que a ingestão de proteína em excesso não é armazenada no corpo do animal nem é usada em seu benefício.[3]  A proteína em excesso é eliminada pelos rins e pode aumentar o risco de problemas renais a longo prazo. A Dr. Clauder’s é uma Responsible Pet Nutrition e, assim sendo, as rações Dr. Clauder’s oferecem a quantidade proteica adequada às necessidades e diferentes fases de vida de cada cão.

Por exemplo, a ração Best Choice Performance, adequada para cães de trabalho/com procura de potência, apresenta um elevado teor de proteína bruta de 30%. Nesta ração, 1Kg de ração seca é equivalente ao valor nutricional de 990g de carne fresca (99%).


Para saber mais sobre as nossas rações, clique aqui.


[1] https://www.fediaf.org/39-prepared-pet-foods/86-nutritional-needs-of-cats-and-dogs.html

[2] https://fediaf.org/images/FEDIAF_Nutritional_Guidelines_2020_20200917.pdf

[3] https://www.fediaf.org/39-prepared-pet-foods/86-nutritional-needs-of-cats-and-dogs.html